Janelas da minha “aldeia”: A televisão e a Internet

Imaginem uma pequena aldeia medieval perdida no tempo, sem muitas das comodidades a que estamos habituados, onde os seus habitantes vivem em plena harmonia com a natureza e dela tiram o seu sustento. A vida é dura, muito dura mesmo para todos os que nela residem. Acordar ao cantar do galo, cuidar do gado, trabalhar os campos, servir os seus senhores, reparar as habitações, ajudar a comunidade, assistir às cerimonias religiosas, eram algumas das principais tarefas da população desse tempo. A comunicação era feita presencialmente, as principais notícias circulavam de “boca em boca”, pelas ruelas da aldeia ou na sacada das janelas, e os serões familiares eram a principal fonte de transmissão de conhecimentos. Nesse tempo longínquo o acesso à informação era limitado, apenas os acontecimentos da região e as histórias da tradição oral circulavam pela boca do povo, sendo que os textos escritos eram tesouros que apenas estavam disponíveis para alguns privilegiados. Hoje, ao contrário do que acontecia em tempos que já lá vão, temos várias janelas que nos mostram o mundo para lá da nossa “aldeia”. Neste pequeno post, falo-vos de dois meios tecnológicos que são verdadeiras janelas para esse mundo mais amplo: A televisão e a Internet.

Creio que os dois instrumentos referidos acima, e tão populares na nossa autodenominada “sociedade da informação”, contribuem para que o nosso planeta seja uma “aldeia global”. Janelas que nos oferecem um conhecimento mais amplo do mundo. Muita gente afirma que a Internet, e o enorme número de serviços que esta nos oferece, está a relegar a televisão para segundo plano, visto que as pessoas começam a passar mais tempo à frente de equipamentos informáticos e menos tempo a assistir à programação que passa nos diversos canais de televisão. Não concordo, acho que são meios distintos e que se complementam. A Internet é, na minha opinião, o centro de conhecimento mundial, a biblioteca de Alexandria dos tempos modernos, onde se pode adquirir conhecimento sobre os mais variados temas, trabalhar, comunicar, ver conteúdos multimédia, jogar, e desempenhar as mais variadas tarefas. Este meio fantástico é o complemento ideal da televisão, ou até mesmo do ainda mais velhinho rádio, porque podemos consultar a sua programação, ou às últimas notícias do país e do mundo, nas páginas web das próprias estações televisivas. A rede mundial de computadores oferece-nos ainda a possibilidade de ver a mesma notícia sobre diferentes pontos de vista, através de outros sites noticiosos, blogs, ou até mesmo em fóruns de discussão. A velocidade com que esses suportes são actualizados, assim como a diversidade de pessoas que efectua essas actualizações, permite que se saiba o desenvolvimento de determinada notícia a cada instante.

Estes dois meios são tão complementares que já se começam a fundir, tirando partido do melhor das duas tecnologias. A produção de séries de ficção, programas humorísticos, vídeos publicitários, entrevistas, programas de opinião, entre outros conteúdos multimédia, já não se restringe apenas a profissionais da área e chega a nossas casas através da Internet. A verdadeira democratização de conteúdos, a televisão de todos nós, visto que podemos criar os nossos próprios canais em serviços como o YouTube.

A televisão na Internet também está a ser popularizada por projectos como o Joost. Aliás, deixo aqui um pequeno anúncio (que encontrei na Internet) destinado a todos os que desconhecem este serviço:

Advertisements

One Response to Janelas da minha “aldeia”: A televisão e a Internet

  1. Em@ diz:

    Olha que em muitas situações a internet subsitui,sim, a televisão.Basta ligarmo-nos às redes sociais e à manutenção de um blogue com o circuito de cortesia que se torna depois “obrigatório”.Claro que quem tem canais cabo, tem horários diferentes para ver séries e filmes, mas as generalistas perdem muita clientela…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: